Anemia em crianças - causas, sintomas, tratamento
Anemia em crianças - causas, sintomas, tratamento
Cerca de 7% do peso corporal consiste em sangue. Até 45% do sangue é constituído por glóbulos vermelhos.
Precisamos de glóbulos vermelhos para transportar oxigênio e anticorpos para combater infecções em diferentes partes do corpo. Os glóbulos vermelhos também regulam a temperatura do corpo e ajudam a transferir os resíduos de sangue para os rins e fígado, limpando e limpando o sangue. Quando o corpo não possui glóbulos vermelhos suficientes para desempenhar essas funções, isso leva a uma condição chamada anemia.
Causas de anemia em crianças
Idealmente, uma criança deve ter entre 3,9 e 5,3 milhões de glóbulos vermelhos por litro de sangue. O número ideal de eritrócitos varia de criança para criança, dependendo da idade da criança. Seu filho pode ter anemia se:
Possui baixa produção de glóbulos vermelhos. Isso geralmente é resultado de desnutrição e deficiência de ferro. Esta condição é conhecida como anemia por deficiência de ferro.
Tem doença latente ou um distúrbio genético do sangue, como anemia falciforme, levando à destruição excessiva dos glóbulos vermelhos.
Tem muito sangue devido a lesão ou devido à perda de sangue a longo prazo e de baixo grau, como nas fezes. Nas meninas, isso também pode ocorrer devido ao sangramento menstrual excessivo.
Crianças mais jovens (menores de três anos) que bebem muito leite de vaca sem outros alimentos nutritivos podem acabar com anemia.
Pouco sangramento não desenvolve anemia. No entanto, você não deve descartar anemia sem verificar os sintomas primeiro.
Tipos de anemia
Existem diferentes tipos de anemia em crianças, dependendo do que a causa. Eles são eles:
Anemia por deficiência de ferro
Anemia megaloblástica ou leucopenia, que ocorre devido à deficiência de vitamina B12
Anemia hemolítica, uma condição genética que se desenvolve quando o corpo produz glóbulos vermelhos danificados
Anemia falciforme, que é hemoglobina anormal ou anormal (glóbulos vermelhos). Essas células danificadas são sensíveis e podem se romper facilmente. Este é um distúrbio genético
A anemia na talassemia ou coli é um distúrbio genético que produz glóbulos vermelhos anormais. A talassemia pode ser alfa ou beta, que pode ser grande ou menor.
Anemia crônica ou anemia crônica é geralmente em pessoas com condições médicas crônicas que envolvem inflamação.
Quando a medula óssea é incapaz de produzir glóbulos vermelhos e brancos suficientes, leva à anemia aplástica em crianças.
Os diferentes sintomas da anemia são semelhantes:
Sintomas de anemia
Os sintomas comuns da anemia em crianças incluem:
Exaustão severa
Irritabilidade
Vertigo
Dor de cabeça
Fraqueza leve
Batimento cardíaco acelerado
Falta de ar
Paixão por alimentos incomuns como giz
Perda de apetite
Glossite ou inchaço
Os sinais que podem indicar a anemia do seu filho são:
Pele pálida
Brancos pálidos, talvez com uma pitada de azul aqui e ali
Unhas quebradiças
Problemas na cicatrização de tecidos ou feridas
Atraso no crescimento e desenvolvimento
Crianças com anemia não precisam necessariamente de todos os sintomas acima para aparecer. O diagnóstico médico adequado é a única maneira de garantir que a criança seja anêmica.
Como é diagnosticada a anemia?
O diagnóstico de anemia consiste principalmente no exame físico da criança, seguido de um hemograma completo (CBC). O teste CBC fornece uma descrição detalhada do número de glóbulos vermelhos e brancos no corpo. Além disso, o médico também pode sugerir os seguintes exames e diagnósticos de sangue.
Um teste de esfregaço de sangue, que inclui o monitoramento de eritrócitos para determinar a causa da anemia
Testes de ferro para determinar se uma criança está sofrendo de deficiência de ferro
A hemoglobina por eletroforese, que pode detectar anormalidades nos glóbulos vermelhos, diagnosticar anemia falciforme e talassemia
A aspiração da medula óssea permite que os médicos entendam a atividade na medula óssea e pode contribuir para o diagnóstico de anemia aplástica. Uma biópsia da medula óssea também pode ajudar a detectar qualquer forma de leucemia que possa afetar o órgão
Um censo da retina é determinar o número de jovens glóbulos vermelhos. Isso é feito para verificar se a produção de hemácias no corpo é normal.
Os resultados dos testes de diagnóstico determinam o curso do tratamento da anemia.
Tratamento de anemia em crianças
O tratamento da anemia em crianças varia dependendo do diagnóstico, idade da criança, histórico médico, estado geral da criança e tolerância ou administração de certos medicamentos.
As opções de tratamento incluem:
Suplementação de ferro ou B12 em caso de anemia por deficiência de ferro e anemia maior.
Mudança na dieta para incluir mais alimentos ricos em ferro ou vitamina B-12.
Se a anemia for causada por uma infecção ou qualquer condição médica, o tratamento da infecção ou condição curará a anemia.
A transfusão de sangue pode se tornar necessária para tratar algumas formas de anemia crônica.
Use o medicamento para tratar o baço. Em alguns casos, pode ser necessário remover o baço.
O medicamento também pode ser administrado para combater a osteomielite ou estimular a medula óssea a produzir mais células sanguíneas.
O transplante de medula óssea pode ser recomendado em casos graves de anemia aplástica.
Como prevenir a anemia alimentar?
A anemia nutricional, ou anemia causada por um distúrbio genético do sangue, pode ser evitada tomando algumas precauções, como:
Dê ao seu filho uma dieta saudável que contenha alimentos ricos em ferro, como verduras, frutas amarelas, verduras, tomates, gemas de ovos, carne vermelha, cereais e cereais enriquecidos.
Reduzir a ingestão de leite de vaca em crianças menores de um ano pode protegê-las de uma possível deficiência de ferro no futuro.
A anemia por deficiência de vitamina B12 também pode ser evitada, garantindo que a dieta da criança inclua alimentos ricos em vitamina B12.
Adicione então
تعليقات
إرسال تعليق